quarta-feira, 18 de março de 2009

L'année dernière à Marienbad (2) A. Resnais

Incentivo a todos a assistirem este filme, para experimentar a quebra do tempo linear, o tempo cronológico, que nos arrasta do passado para o futuro.
A descontinuidade do tempo em Marienbad realiza uma ruptura com este tempo e nos prepara para novos possíveis. Assistam e permitam-se a viver novos mundos, mesmo que doa a quebra com o esquema sensório-motor, que impõe a repetição e nos escraviza.

2 comentários:

Anônimo disse...

O filme postado por mim é um trailler do "Ano passado em Marienbad", de Allain Resnais e com roteiro(não tenho certeza) de A. Robbe Grillet.
Filmado no climax do cinèma noir inclui longas sequências, o que gera estranhamento.

Savio Gomes música&poesia disse...

Muito interessante!!! De alguma forma, lembrei-me de uns textos do Pablo Neruda! Também experimentei retirar o som original e colocar Astor Piazolla com Adios Nonino, ficou quase assustador, ao mesmo tempo que belo! São as "vertigens" entre o Inconsciente e o Consciente, que talvez tenham me conduzido à infância, e ao terror que sentia ao ver a arte barroca na abóbada da igreja que ia com os meus pais! Lembro-me até hoje, do Cristo Morto, preparado pelas beatas para a Sexta-Feira da Paixão!Este filme trouxe novamente a visão de quando era menino, com quatro ou cinco anos de idade! Estas formas, estas imagens, rococós, estátuas, lustres pesados, sempre trazem-me alguma forma de desconforto inexplicável! Também as imagens dos santos nas igrejas, sempre as vi com um certo olhar de medo e incompreensão!
É o desconforto do incompreensível para o Consciente, eu acho.

Com a palavra, o Psicanalista Robertson Rébula!
Valeu mesmo a postagem, dá margem a muitas "viagens"! Obrigado.